quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"Educação é terrível no mundo todo", diz pesquisador de tecnologia

Para falar sobre suas ideias aplicadas à educação, o pesquisador citou um estudante que disse \

O especialista em educação e tecnologia Mark Prensky propõe mudar toda a educação, pois ela é terrível em todos os lugares do mundo. E porque ele diz que a educação é terrível em todo mundo? Porque educamos para um contexto que não existe mais, afirmou, explicando que hoje em dia não se precisa de matemática, ciência e física como na época em que essas temáticas foram incluídas no currículo. " E ninguém ouve quando alguém diz, vamos fazer isso diferente, completou.
Na visão de Prensky, o foco da educação deveria estar nos "verbos" e não nos "substantivos"(powerpoint, wikipédia). O que realmente queremos são os verbos: apresentar, aprender, ler, explicou, os verbos não mudam há mil anos, resumiu, citando pensamento crítico, lógica, criatividade. Como os verbos são muitos temos que perguntar: quais são os verbos-chaves? Depois de saber disso, perguntamos quais substantivos vamos usar, definiu.
Prensky vê a tecnologia envolvida na educação de duas formas, uma "trivial" e a outra "poderosa". A primeira é fazer as mesmas coisas que sempre fizemos, em novas formas-sempre escrevemos, agora temos um blog ou usamos teclado. Ele chama de trivial, não porque não é importante, mas porque já fazíamos antes. Tecnologia poderosa são aquelas que não podíamos fazer, por exemplo, chamadas de voz po IP, tweets, impressão 3D, inteligência artificial, jogos, simulações e robóticas como formas de influenciar a educação.




DÉBORAH SALVES
Direto de São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário